Sexta-feira vi o documentário sobre o Joy Divison no festival "É tudo verdade". Não se trata do filme que passou no Festival do Rio, que chama-se "Controle". Esse é realmente um documentário, com entrevistas, cenas da época e depoimentos. E é maravilhoso. Por várias razões. Como dizem no filme, foi a primeira banda emergida do movimento punk a ir além do "fuck you". O Joy Division dizia "I`m`fucked". E com estilo. As letras do gênio atormentado Ian Curtis referiam de William Blake a Nietzche, passando por William Burroughs de quem inclusive levou um fora certa noite, quando tentara um autógrafo. J.G. Ballard também estava na estante de Ian. "Atrocity Exhibition", um de seus livros, é título de uma música da banda.


Asylums with doors open wide,
Where people had paid to see inside,
For entertainment they wath his body twist,
Behind his eyes he says, 'I still exist.'

This is the way, step inside.


O filme tem uma edição ótima. Faz umas fusões de imagens que contrapõem a Manchester moderna e cosmopolita de hoje, com a Manchester de outrora, uma cidade dura, fria, desumanizada por uma Revolução Industrial que parecia não ter esse nome à toa. A impressão que se tinha era que a indústria, as máquinas, haviam se rebelado e feito elas mesmo uma revolução, onde o ser humano era a última preocupação, e o progresso a primeira.

Os depoimentos do filme dizem que a sensação ao ouvir as primeiras notas de "Unknown Pleasures", disco de estréia da banda, cuja capa antológica abre o post, era de uma estranha surpresa. Manchester com todo seu emaranhado de concreto, vigas, lixo e pobreza virava música. Era como abrir a janela e ver o que estava lá fora, só que com um pouco mais de esperança talvez.

Ian Curtis no palco me fez repensar o impacto de uma performance ao vivo. O jeito que se comportava era uma declaração de intimidade com a platéia rara em muitos amantes. Ian despia-se de qualquer intermédio entre ele e o público. Entrava em transe enquanto deixava seus instintos mais recônditos emergirem em forma de dança descontrolada. Entrega total. Não se sabia se era mais um de seus ataques epiléticos ou uma coreografia. Às vezes nem ele sabia. Sua voz monocórdica era na verdade cheia de nuances, denunciava toda a melancolia de sua vida, que não era pouca. Bipolar, teve que optar entre a esposa Deborah e a amante Annik, a banda e a família, a vida ou a morte. Tomou a decisão que acabaria com todas as outras opções. Suicidou-se quando tinha 25 anos.

Que bom que sobrou o New Order, grupo que os três integrantes remascentes montaram e que toca até hoje.

Recomendo o filme, recomendo a banda. Recomendo tudo que como os dois, mostre o bem que há no mal. O sujo que há no limpo. O céu que há no inferno.

Trailer: