Nove noites (você vai entender porque não falei "dias") para o lançamento do novo álbum do REM "Accelarate". Quem me conhece um pouco sabe que sou fã incondicional da banda, a ponto de colocá-la no meutop 5 ocasioalmente. Michael Stipe tem o dom de falar sobre os grandes temas da vida de maneira leve e simples. É filosofia que dá para assoviar.

Eles voltam agora depois de "Around the Sun", que pouca gente gostou, fazendo jus ao nome do disco e metendo o pé. "Accelerate" já está causando um certo rebuliço lá fora, talvez por causa da campanha de lançamento genial que o cerca. Além do seu site oficial a banda lançou três outros: supernaturalsuperserious, ninetynights e remaccelerate.

O primeiro é o mais interessante. O design é primoroso e muda de cor a cada vez que você o abre. O conteúdo consiste em doze experiências emvídeo deles tocando o single que dá nome ao site, em diferentes versões e diferentes locais. O legal é que você pode brincar com os videos simultaneamente, formando um mosaico de imagens que você mesmo edita.Tem em formato acústico, plugado, com todos ou alguns instrumentos. As filmagens seguem uma estética meio "youtube" mas não deixam de ser belas. Você pode escutar e ver "Supernatural Superserious" no estúdio, numa bruschetteria, no Lower East Side deNova York, nas ruas de Houston, numa loja de vinhos, dentro do carroou de uma loja. Parte do material faz parte do filme que o diretor Vicent Moon fez do grupo, entitulado Six Days, que vai estreiar na exposição sobre o REM no ICA (Institute of Contemporary Arts) em Londres. Pouco cool, hein. Isso tudo sem falar na música, que é ótima. Dê play e comprove. Dou três escutadas para você decorar a melodia, mas três anos para você enjoar dela. Boa música pop é assim. REM também.

Já o ninetynights é uma contagem regressiva até 1º de abril, quando"Accelerate" será posto nas lojas (claro que você já pode escutá-lo no programa de download mais perto de você). Durante noventa dias, ou melhor, noites, foram postados vídeos diversos da banda, com previews de algumas canções. Estamos agora na noite número 83, logo 7 more to go.

remaccelerate, o terceiro deles, é um hotsite com as novidades das gravações, mais videos, mais músicas e a agenda do grupo. Claro que,Brasil que é bom, nada. E eu não vi o show deles no Rock in Rio. Vi outros que não vou dizer.


Eu ainda ia falar de Portishead, Charles Bukowski, Duffy e The Twelves, mas aí seria muita coisa boa para um post só. Fica pra próxima.